Voltou com tudo! Fique por dentro da nova tendência da azulejaria
Apesar de ser um revestimento bem antigo, os azulejos foram modernizados e, hoje, são capazes de incrementar a decoração de um ambiente, tornando-o moderno e criativo. Saiba mais sobre as novas tendências da azulejaria lendo o post!
A palavra azulejo tem sua origem no azzelij (ou zuléija), palavras árabes que significam “pequena pedra polida”. Elas eram usadas para designar o mosaico bizantino do Próximo Oriente. No entanto, é comum que algumas pessoas acreditem que a origem do azulejo venha de Portugal devido à grande fama dos “azulejos portugueses”.
O interessante é que a utilização dos azulejos pode ser observada desde a Antiguidade, no período do Egito Antigo, e também pela zona do Mediterrâneo (norte da África e Europa). Após, o oriente islâmico impulsionou a produção desse produto sob influência das porcelanas chinesas.
Dessa forma, o azulejo entrou na Rota da Seda, ficando conhecido em centros artísticos no oriente. Entre o século XII e XVI, a produção foi concentrada na Europa, visto que a permanência islâmica nesse território propiciou a criação de técnicas mais modernas para a produção dos azulejos.
Somente na virada do século XV para o XVI, o azulejo chega a Portugal. Como o país já possuía vasta experiência com a cerâmica, foi possível produzir peças de qualidade, em sua maioria, de cor azul. Atualmente, o azulejo é produzido nos mais diversos países com suas diferenças estéticas. No entanto, Portugal ainda é um local de destaque pela quantidade de produção em azulejos.
Os azulejos são uma tendência na decoração. Isso significa que eles podem ser usados nos mais variados projetos de arquitetura. Saiba quais são as novidades e como utilizar essa peça nos projetos lendo o post!

Deixe uma resposta